Sobre

Em conformidade com os pressupostos do curso de Licenciatura em química de que é fundamental não somente a oferta de uma formação sólida dos conceitos de Química, mas, também, a formação de profissionais críticos e reflexivos, que se desenvolve o Programa institucional de Iniciação à Docência do IFMS (PIBID/IFMS). A partir da exploração de conteúdos curriculares de Química, da constituição e uso de metodologias didáticas eficazes para/na construção do conhecimento e da confecção de objetos de aprendizagem, é objetivado fomentar a formação contextualizada de futuros professores de Química, de forma a possibilitar uma visão da escola como um espaço dinâmico e complexo. Promovemos, assim a formação de professores em contexto real de ensino e aprendizagem, de forma a ser possível a atuação docente em diferentes modalidades da educação básica, para que os futuros professores, hoje envolvidos no projeto possam atender a realidades próprias da região norte do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como, necessidades de ensino de química no país.

Nossa expectativa é de que os profissionais em pré-serviço, envolvidos no PIBID/IFMS, possam ser protagonistas no processo evolutivo de atividades pedagógicas. Além disso, os futuros docentes sejam capazes de relacionar o conhecimento científico da Química com o conhecimento cotidiano, mantendo próximas as atividades pedagógicas e as atividades econômicas da região.

Assumimos, com o desenvolvimento desse projeto, o compromisso social exigido aos cursos superiores de auxiliar, de forma ágil, o desenvolvimento local e regional. A responsabilidade com que assumimos as ações apresentadas pelo PIBID/IFMS traduz a concepção da equipe, que vê a educação tecnológica e profissional não apenas como instrumentalizadora de pessoas para o trabalho determinado por um mercado que impõe os seus objetivos. Mas, como modalidade de educação potencializadora do indivíduo no desenvolvimento de sua capacidade de gerar conhecimentos, a partir de uma prática interativa e uma postura crítica diante da realidade socioeconômica, política e cultural.

É oportuno lembrar que o estabelecimento da parceria IFMS com a CAPES possibilita o incentivo e o desenvolvimento de ações do curso de licenciatura em Química que atualmente contribui significativamente para o ensino de Química na região norte de Mato Grosso do Sul.

pibiifms